segunda-feira, 28 de abril de 2014

RESENHA DE SELVA BRASIL

E se o presidente Jânio Quadros, no início dos anos 1960, resolvesse invadir as Guianas, formadas pela Guiana (na época de dominação inglesa), Guiana Francesa e Suriname (de dominação holandesa), numa reivindicação por territórios?

Na imaginação do escritor Roberto de Sousa Causo, resultaria em um "Vietnã brasileiro".

Décadas depois de deflagrado o conflito, duas forças se opõem: de um lado, Inglaterra, França e Holanda, diretamente atingidos em seus interesses, apoiados pelos EUA; de outro, Brasil, Argentina e outros países sul-americanos, formando uma coalizão de resistência.

A guerra acabou se tornando um motivo para os países europeus e os EUA avançarem e se apossarem de parte de nossa Amazônia.

O narrador, um sargento do exército brasileiro, nos anos 1990, relata o cotidiano de seu pelotão pela selva, em luta contra a guerrilha patrocinada pelos países ricos.

Roberto de Sousa Causo
O narrador consegue nos conquistar.  Ele é um homem consciente de seu papel no conflito, alguém que tem de tomar decisões práticas muito sérias, do tipo quem vive e quem morre. Mas que também possui seus questionamentos e dilemas sobre quem ele é, qual o real propósito de suas ações.

O conhecimento do autor da vida de caserna (ele serviu o Exército na juventude) dá uma maior verossimilhança ao personagem.

Já a parte problemática da narrativa fica por conta do coloquialismo utilizado. Muitas vezes, não facilita a leitura, com uma linguagem muito próxima da fala oral. Compromete a fluidez da leitura, o estranhamento se torna constante. E o contexto mais geral desse Brasil alternativo não é muito explorado. O foco fica mesmo ali na selva. Referências externas são apenas rapidamente mencionadas.

Mas a força do protagonista como narrador faz com que a gente se envolva com a trama. Até o clímax cheio de ação.

A edição da Draco está caprichada. A capa é uma das mais bonitas lançadas pela editora. O texto está muito bem cuidado, descontando-se os "erros" de português propositais do autor. Além de um glossário com termos militares. A nota e o posfácio fazem parte de outro atrativo da narrativa. Não vou estragar a surpresa. Apenas digo que tem a ver com um jogo metalinguístico interessante. Deu mais relevância ao livro como ficção-científica e como instrumento de reflexão.

Selva Brasil, de Roberto de Sousa Causo, editora Draco

AVALIAÇÃO: BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário