quarta-feira, 25 de junho de 2014

RESENHA DE QUAD Nº1, HQ DE FICÇÃO-CIENTÍFICA BRASILEIRA


QUAD é uma antologia em quadrinhos, dividida em quatro histórias, passadas no mesmo universo de ficção-científica. Cada história foi escrita e ilustrada por um artista brasileiro. Quem comanda o roteiro e arte do nº1 é o experiente ilustrador Eduardo Schaal.

Conhecemos Terah, uma espécie de mecânica faz-tudo que vive de bicos consertando máquinas de segunda mão. Quando ela precisa de peças para concluir seus serviços, ela vasculha as terras devastadas ao redor da cidade, cheia de mutantes ameaçadores. A HQ The Walking Dead vem logo à cabeça, mas Schaal soube dar "personalidade" própria aos seus "zumbis". Outra referência à obra de Robert Kirkman é o fato de Terah não usar armas para se defender, e sim ferramentas à mão.

Eduardo Schaal
A belíssima capa mostra como Terah é durona, no estilo das heroínas dos filmes de James Cameron. Ela tem personalidade forte e não há exploração gratuita de sua sexualidade.

As ilustrações e tons de cinzas são muito profissionais e impactantes, principalmente, nos quadros maiores ou de página inteira. O ponto negativo é que, para um projeto que não pretende ser uma publicação periódica, certos enquadramentos e o próprio roteiro deveriam ter fugido da abordagem mais tradicional do primeiro terço da história.

As páginas finais são excelentes, deixando um gancho promissor para o próximo número.

QUAD nº1, de Eduardo Schaal, edição digital, 34 págs.

AVALIAÇÃO: BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário