sábado, 31 de janeiro de 2015

AUTORES DE FANTASIA QUE NÃO ESCREVEM EM INGLÊS

Quando se fala em fantasia, em literatura fantástica, pensa-se logo em autores americanos e britânicos. Tudo bem, as damas e os caras têm muita coisa a seu favor: principalmente, escrevem na língua de maior influência no mundo, fazem parte de um mercado editorial amadurecido e, no geral, utilizam-se de referências culturais arquetípicas, como se fossem os verdadeiros donos de tais referências. Então muita gente lança perguntas retóricas a respeito. Quem melhor para contar uma estória sobre reinos em guerra e dragões do que George R.R. Martin? Ou para falar sobre bruxos do que J.K. Rowling? Mas acontece que existem outras tradições a servir como inspiração para narrativas de fantasia. E mesmo as referências consagradas, que, a princípio, apenas deveriam ser apropriadas por autores de culturas mais próximas a elas, podem ser trabalhadas de maneira eficiente por autores de outras culturas e línguas, ou subvertidas em maior ou menor grau. A lista abaixo é uma amostra do que autores que não escrevem originalmente em inglês podem contribuir para a afirmação do gênero fantasia, do fantástico. Não são apenas americanos e britânicos que entendem do ofício.     


Licia Troisi é italiana. Sua série Crônicas do Mundo Emerso tem vários livros publicados pela Rocco. A Garota da Terra do Vento é o primeiro volume.



Mark Menozzi é outro italiano. Criador do mundo de Valdar, onde se passa o romance O Rei Negro, publicado pela Gutenberg, e o RPG de mesmo nome.



Felix J. Palma é espanhol. O primeiro volume de sua Trilogía Victoriana, O Mapa do Tempo, foi publicado pela Intrínseca.



Andrzej Sapkowski é polonês. Sua saga protagonizada pelo bruxo e matador de monstros Geralt de Rívia inspirou o game The Witcher. A Martins Fontes o publica por aqui. O Úlitmo Desejo é o primeiro livro da série.



Erik L'Homme é francês. Autor de FC e fantasia, principalmente para jovens. Seus livros são publicados pela Rocco.



Bernhard Hennen é alemão. No Brasil, a editora Europa publicou a trilogia Os Elfos. A Caçada dos Elfos é o tomo I.



Cornelia Funke também é alemã. Ela é um nome mais conhecido pelo leitor brasileiro por causa de sua trilogia Coração de Tinta, publicada pela Cia das Letras.



Sergei Lukyanenko é russo. Sua série Night Watch deu origem ao filme de mesmo nome, que chamou a atenção do mundo para a fantasia produzida no país. Continua inédito no Brasil.



Light novel é um gênero da literatura japonesa muito consumido por fãs de mangás e animes. É comum uma light novel servir de fonte para a criação de ambos. São romances com ênfase nos diálogos, voltados principalmente para jovens.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário