sábado, 17 de janeiro de 2015

RESENHA DE ENTREQUADROS - CÍRCULO COMPLETO, DE MÁRIO CÉSAR



EntreQuadros - Círculo Completo é um daqueles tesouros que precisam ser descobertos. São tantos quadrinhos para ler que realmente fica difícil acompanhar tudo que há de bom, inclusive nos quadrinhos nacionais. Porém os mais persistentes fuçam a pilha, acham coisas promissoras e ao fim da leitura ficam de queixo caído.

Quando um trabalho é excelente, o resto fica por conta da visibilidade. Vejam, por exemplo, o caso do quadrinista Vitor Cafaggi. Ele sempre batalhou por seus quadrinhos independentes, como Valente, o cãozinho gente boa. Mas seu nome estourou mesmo quando ele fez, junto com sua irmã Lu Cafaggi , a grafic novel Laços, dando à turma da Mônica uma gostosa atmosfera de infância nos anos 1980. Depois, o próprio Valente foi publicado pela Panini, ganhando mais visibilidade e melhor distribuição. 


Mário César está na batalha por seus quadrinhos, e é outro cara que merece um boom. No seu EntreQuadros – Círculo Completo, acompanhamos o primeiro encontro de Freuderico, um homem de meia-idade, com uma mulher sem nome (um vacilo sexista do autor!) e mais jovem. Eles se conheceram na internet. Apesar das reservas iniciais ao se verem ao vivo, as expectativas são correspondidas. Freuderico acaba tocando no assunto da ex, e por que não saía com ninguém há tanto tempo. Para surpresa do próprio Freuderico, sua companhia quer escutar sua história. 

Mário César


Então conhecemos a história de amor de Freuderico e Martha, ainda na faculdade de Psicologia, décadas atrás. O que tinha tudo para ser mais uma daquelas dramédias de casal indie chatas, nas mãos de Mário César, torna-se uma divertida, profunda e estranha história de amor, com direito a toques sobrenaturais. O roteiro espertamente foge do clichê realista, utilizando-se muito bem do fato de ser uma HQ.  O autor soube viajar na maneira de retratar os altos e baixos do casal. Passado e presente se alternam, mostrando as decisões que Freuderico tomou no relacionamento com Martha, e tem de tomar agora com essa nova mulher em sua vida.

O tom de deslocamento, de se sentir fora do lugar, numa São Paulo vibrante, e o visual em duas cores lembram muito a obra do quadrinista canadense Seth.

A HQ de Mário César é uma ótima surpresa, com arte e roteiro de padrão internacional.

EntreQuadros – Círculo Completo, de Mário César, 88 págs., Balão Editorial.

AVALIAÇÃO: MUITO BOM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário