quinta-feira, 12 de março de 2015

KINGSMAN - O 007 DO SÉCULO 21



Kingsman – Serviço Secreto é indecentemente divertido. Ele tem tudo o que você poderia esperar de um novo filme de James Bond.

Enquanto o Bond oficial não consegue sair da fossa, os espiões protagonistas de Kingsman parecem parentes dos antigos 007, principalmente, de Roger Moore. Colin Firth parece um filho de Moore, e o novato Taron Egerton, o neto. Eles têm classe, charme, humor e múltiplas habilidades para matar.

E ainda há outros elementos que fazem a farra dos carentes fãs de Bond: o vilão megalomaníaco, seu braço direito com uma característica exótica e mortal (aqui é uma mulher com próteses de lâminas no lugar das pernas), os gadgets, o exagero e a leveza. Mas uma leveza que, na hora da ação, é interrompida por uma violência acima da média.

Em uma sequência em particular, numa igreja, a violência tornou-se absurdamente gráfica. Aliás muito bem coreografada, com o uso bastante realista dos efeitos especiais. É um triunfo técnico, mas deixou a impressão de que o diretor Matthew Vaughn é um menino meio perturbado que teve total liberdade para se divertir com brincadeiras bem pesadas.

Vaughn é um diretor muito talentoso, suas obras mais conhecidas são Kick Ass e X-Men: Primeira Classe. Prefiro quando ele não investe tanto na violência física, e sim na construção de personagens e em motivações mais complexas, como ele fez no filme dos mutantes. E também em sua estreia na direção, o ótimo Layer Cake, o meu preferido.

O roteiro de Kingsman tem soluções interessantes, mas os defeitos incomodam. O maior deles é insistir no machismo dos antigos filmes de Bond. Existem personagens femininas duronas, mas elas não são poderosas, como se quase não pudessem decidir sobre seus próprios destinos. Elas agem sempre em função dos homens, sejam aliados ou inimigos. E o curioso é que um dos roteiristas é uma mulher.

Se numa continuação seus realizadores deixarem o machismo e a violência exagerada de lado, e manterem todo o resto, será melhor a franquia 007 ficar preocupada.

Kingsman – Serviço Secreto (2014), de Matthew Vaughn, 129 min., Marv Films/Cloudy Productions


NOTA: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário