quarta-feira, 11 de março de 2015

SE VOCÊ CURTIU UM LIVRO, DÊ UM TOQUE!



A autora V.E. Schwab, aliás um dos nomes mais quentes da nova fantasia (eu preciso lê-la!), postou em seu site algumas dicas para os leitores apoiarem livros que merecem mais divulgação. Farei aqui uma tradução resumida e uma certa adaptação, já que nossa cultura do livro é diferente da dos americanos e dos britânicos. Vocês podem conferir o texto original clicando na imagem, que foi feita pelo escritor Tiago Toy. 

Aqui estão as dicas:

- Obviamente, se você tem condição, compre o livro. Este é a maneira mais garantida de apoiar a obra e o autor.

- Depois de ler o livro, faça uma resenha online. É uma das maneiras mais fáceis de causar impacto, e realmente faz a diferença.

- Fale sobre o livro com sua família, seus amigos, em sua escola, no trabalho.

- Se você gostou de um livro do autor, procure outros livros que ele escreveu.

- Se você gostou de um livro, divulge-o online através do Facebook, Twitter, Tumbrl, Instagram, Youtube. Interesse e entusiasmo são contagiantes.

- Fato curioso: existe uma teoria chamada A Regra dos 5 Toques, que basicamente sugere que nós, como consumidores, interagimos com um produto cinco vezes antes de adquiri-lo. Eu acredito muito nisso quando se trata de livros. Se você pode ser um desses Toques, então, por favor, seja.

3 comentários:

  1. Muito legal seu post, Ricardo. Isso ajuda principalmente os autores iniciantes, né. A moda podia pegar.

    Abraços e valeu pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, thiago! A melhor ferramenta de divulgação para os novos autores é o boca a boca.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Temos muita gente boa produzindo material aqui e enquanto isso as editoras: 1) apostam nos meus autores brasileiros de sempre ou 2) apenas traduzem livros de fora. Aproveito e te convido para conhecer o meu site: katiareginasouza.com. Meu primeiro livro sai no final deste ano!

    ResponderExcluir