sábado, 25 de abril de 2015

KAMALA KHAN, A HEROÍNA MUÇULMANA DA MARVEL



A revista da nova Ms. Marvel representa o que há de melhor nessa nova leva de quadrinhos antenados com as mudanças do mundo, num cenário mais tolerante e mais diverso. O antídoto ideal para quem ainda insiste com as bandeiras do preconceito.

Kamala Khan é uma adolescente de Nova Jersey, paquistanesa e muçulmana. O que poderia ser algo politicamente correto se torna uma divertida e nada convencional reflexão sobre identidade, diferença de culturas, família e o papel de cada um na sociedade.

Kamala é nerd, atrapalhada e cheia de opiniões. Uma fã que se torna heroína, e sofre as consequências de sua escolha.

Eu li até agora os dois primeiros volumes, do nº 1 a 11. G. Willow Wilson, uma americana convertida ao islamismo, escreve o roteiro de as todas edições. Os parceiros na ilustração variam em alguns números. Todos são excelentes, cada um mostrando sua interpretação da figura de Kamala e do seu universo. A versão de que é mais gosto, a mais marcante, é a do ilustrador Adrian Alphona com cores de Ian Herring. Aliás, o visual da personagem foi criado por Wilson e Alphona.

O traço de Alphona é bem divertido, misturando rapidez com um impressionante nível de detalhamento quando necessário. Ele fez de Kamala e de outros personagens gente com características bem típicas, mas sem estereótipos. E as cores, ao mesmo tempo, vibrantes e lavadas de Herring fazem da textura desses quadrinhos algo único.

O primeiro volume (nº 1 a 5) é de cair o queixo, justamente, porque Wilson, Alphona e Herring dão o seu melhor. A qualidade das estórias cai um pouco no volume 2, mesmo com a participação especial de Wolverine. Mas ainda assim, a leitura vale muito a pena.

Estou esperando o volume 3 sair. E esse será o último. Com a reformulação do universo Marvel, tudo praticamente vai mudar. A boa notícia é que Kamala foi escalada para integrar o novo time de Vingadores só com personagens femininos, nas próximas Guerras Secretas, com roteiros da mesma G. Willow Wilson.

Espero que Kamala tenha vida longa. Wilson a tornou uma das gratas surpresas nos quadrinhos. E a presença da heroína muçulmana ultrapassou os limites da nona arte, tornando-se exemplo para meninas de todas as cores. Kamala não leva desaforo para casa.


    Ms. Marvel, vol.1, Wilson, Alphona e Herring, 120 págs., Marvel

    Nota:



    Ms. Marvel, vol.2, Wilson, Alphona, Wyatt e Herring, 136 págs., Marvel

    Nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário