quinta-feira, 23 de abril de 2015

OS FILMES DA DC SÃO MAIS RELEVANTES OU MAIS PRETENSIOSOS?



A Warner/DC é a Microsoft desse boom nerd no cinema. Ficou vendo o trem passar, e agora corre atrás do prejuízo. Avalia quais as opções.

Acho que o estúdio vai investir mesmo nesse tom mais sombrio e reflexivo em todos os filmes que vêm por aí, como uma marca, como o diferencial em relação aos filmes da Disney/Marvel.

Nolan inaugurou isso com o seu O Cavaleiro das Trevas, que discutia: o que, afinal, é fazer justiça? Fazer justiça é manter a ordem ou mudá-la? Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, a discussão continua, mas de uma maneira bem forçada, prejudicando a narrativa.

Em O Homem de Aço, o tema foi: o que molda o caráter de uma pessoa, o que a torna boa ou má? Ou melhor dizendo, uma pessoa extremamente poderosa pode ser alguém ainda melhor ou pior?

Parece que nesse Batman v Superman essa reflexão virá contudo. No filme da Mulher Maravilha a discussão será em torno do papel (ou papéis) da mulher na sociedade. Num filme do Aquaman, o que será discutido, a crise ambiental do planeta?

A Warner/DC toma uma posição arriscada por dar tanto peso a filmes que deveriam ser apenas diversão. Mas eu tiro o chapéu por eles tentarem uma abordagem diferente, próxima ao melhor do que já foi produzido com seus personagens nos quadrinhos. Mas o estúdio sabe que essa tomada de posição pode ter um preço alto.

Os filmes da Marvel são mais leves, abrangem um público maior, da criança ao idoso. Ou seja, as chances de maiores bilheterias são óbvias. A Warner/DC está preparada para fazer filmes num tom mais sombrio e não ganhar tanto dinheiro assim? Ver os grandes filmes do concorrente bater U$1 bilhão de bilheteria quase com as mãos nas costas, enquanto eles lutam para atingir tal quantia e ultrapassá-la?

O Marvel Studios está sendo fiel, na medida do possível, ao espírito dos quadrinhos que moldou a Casa das Ideias. A DC, através da Warner, também está tentando fazer o mesmo em relação aos seus quadrinhos. Mas o que deixa os fãs nervosos e com um pé atrás é ver que a Marvel sabe o que está fazendo e a DC nem tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário