domingo, 28 de dezembro de 2014

A NOVA MANCADA DA AMAZON



Nossa realidade como autores é diferente da dos gringos. Nos States, as pessoas estão largando seus empregos pra escrever e-books. O sonho de muitos de ser um full time writer é antigo (não só nos States, claro), mas a internet e principalmente a Amazon proporcionaram um boom para realizarem esse sonho. O mercado editorial americano é auto-suficiente e maduro como negócio (nem vou entrar no mérito da qualidade das publicações). Por isso, toda essa chiadeira, que já venho escutando há algum tempo. Mas quando a Amazon muda as regras do jogo dificilmente ela sai perdendo. Trata-se portanto de uma questão de respeito. Quando houve a disputa com a Hachette, a Amazon desrespeitou os leitores. Ela retirou botões de compra em seu site e atrasava as entregas. Agora ela está desrespeitando os autores, como se autores independentes valessem menos. A adesão ao unlimited se tornou um dilema. O autor sai perdendo se ficar de fora ou se ficar dentro. E talvez perca mais se ficar de fora, sob o risco de sofrer retaliações mascaradas ou não da Amazon. Como eu disse, nossa realidade é diferente. Minha relação com a leitura em geral é uma mistura de coisas: vício, fome por conhecimento, apreço estético, por ser a diversão com melhor custo-benefício, pelo meu jeito recluso de ser etc. Em específico, na literatura, é porque gosto de contar de estórias, assim como outros gostam de praticar esportes, de cozinhar etc. Não glamorizo o ato da escrita. Você aprende a escrever, com disciplina, estudo e dedicação. Algum dia eu quero viver exclusivamente do que escrevo? A resposta é NÃO. Isso me tiraria a liberdade de que fazer o que eu quisesse, quando eu quisesse. Agora eu quero, sim, que os textos que eu disponibilizar, ganhando algum dinheiro ou não, sejam muito bem escritos e editados. E felizmente não estou sozinho nisso. Porque vejo outros autores tendo o mesmo cuidado. É por isso a minha revolta com práticas como essa da Amazon. O unlimited, do jeito que está, pode prejudicar bons autores independentes. Para mais informações, clique na imagem para ler a matéria do New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário